Regra de ajudantes (South Borg)
Em South Borg, apesar da inexistência de uma economia formal na Vila Esperança, os personagens dos jogadores podem tentar contratar ajudantes para acompanhá-los nas incursões na Grande Floresta ou outros ermos de grande risco.
Para isso, os personagens devem espalhar pela vila o interesse em que um ajudante os acompanhe na jornada e qual "pagamento" (normalmente na forma de comida) eles tem para oferecer.
Para conseguir um ou mais ajudantes os personagens devem fazer um teste segundo as seguintes tabelas:
Role os seguintes dados conforme a oferta feita pelos personagens:
- Promessa de alimento ao retornar da aventura: role 1d6
- Uma refeição imediatamente por contratado + uma promessa de refeição após a aventura: role 2d6
- Duas refeições imediatamente por contratado + uma promessa de refeição após a aventura: 3d6
- Ofertas superiores ou envolvendo itens diversos ficam sujeitas a arbitragem do Mestre.
O resultado do teste indica o sucesso na contratação do ajudante:
5 ou menos: Falha. Ninguém aceita se aventurar com os personagens.
6+: Sucesso. Um ajudante se dispõe a se aventurar com os personagens.
9+: Sucesso. Dois ajudantes se dispõem a se aventurar com os personagens.
12+: Sucesso. Três ajudantes se dispõem a se aventurar com os personagens.
*Os personagens devem ser capazes de pagar todos os ajudantes conforme a oferta feita.
** Se um ajudante morrer em aventura a dificuldade de contratar futuros ajudantes será aumentada em um ponto.
Role 1d6 para determinar a capacidade do ajudante conforme a seguinte tabela:
1- O ajudante tem soma dos atributos -4.
2- O ajudante tem soma dos atributos -2.
3/4/5- O ajudante tem 0 em todos os atributos.
6- O ajudante tem +1 em algum atributo e uma arma. Nesse caso o ajudante se envolverá em possíveis combates na aventura.
Custo em XP: contratar um ajudante custa 1 ponto de XP que deve ser pago por algum dos jogadores ao final da aventura.
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