Postagens

Mostrando postagens de março, 2023

XP como motor do jogo

Imagem
Nem sempre é fácil levar o tesouro (e o XP) de volta pra casa.  Imagem criada por IA Jogos de RPG onde o desenvolvimento das fichas dos personagens são importantes costumam controlar a evolução dos personagens através de pontos de experiência (pontos de XP). A maioria dos mestres e jogadores não reflete muito sobre essa regra mas, ela diz muito sobre o jogo que está sendo jogado e tem um importante impacto em como os jogadores vão interpretar seus personagens durante o jogo. Já virou lugar-comum entre aqueles que gostam de refletir sobre o RPG dizer que o XP é o "motor do jogo". E realmente ainda não foi encontrada expressão melhor para mostrar a importância dessa regra (que muitas vezes é explicada em apenas alguns parágrafos) na experiência da mesa de RPG. Isso se dá por que a maioria das pessoas vão ser extremamente responsivas quando lhe oferecem recompensas. Os jogos de videogames, por exemplo, em que se acumulam pontos de qualquer tipo costumam ser aqueles que "mai

South Borg - Regra para distribuição de XP

Imagem
  Photo by Ronaldo de Oliveira on Unsplash Abaixo seguem algumas regras elaboradas para a distribuição de XP na campanha aberta de South Borg . Elas são regras experimentais e fazem parte de um teste. Estão sujeitas a serem alteradas a qualquer momento. Em breve, publicarei artigos explicando o por quê de cada uma dessas regras. Regra para distribuição de XP - Sobreviveu: 1 xp (não recebe esse XP aqueles que morreram e entraram com novo personagem durante a sessão) - Adentrou os ermos mais perigosos (Grande Floresta, Mar de Morros Sombrios, etc): + 1 xp - Terminou a aventura com provisões: + 1 xp - Terminou a aventura com provisões suficientes para o intervalo de sessões (6+): +1 xp - Encontrou marco de cenário pela primeira vez: + 2 xp - Contribuiu de forma significativa com a comunidade: + 1 xp Nota: Nas campanhas fechadas não se deve dar XP por acúmulo de provisões. Você recebe 1 XP se seu personagem não passou fome ou sede durante a sessão. Progressão: Progressão: 10 xp cada prog

Analisando: A Regra do Ouro (do livro Into the Wyrd and Wild)

Imagem
The man contemplating the moon (Caspar David Friedrich) Vocês sabem que estou elaborando um cenário ( South Borg ) que é de sobrevivência nos ermos, principalmente em florestas tropicais. Por isso tenho estudado com afinco o livro Into the Wyrd and Wild , de Charles Ferguson-Avery, em buscas de ideias, inspirações e também regras para sobrevivência em florestas. E decidi, como parte dessa busca, fazer uma série de comentários sobre as regras opcionais que o livro trás. Antes de começar, recomendo que todos adquiram e leiam o livro. Ele realmente é muito bom e trás um bestiário incrível, regras muito interessantes para encarar as matas fechadas e uma tonelada de coisas que vão incrementar seu jogo em um cenário como esses. Depois dessa observação, vou analisar a regra opcional proposta A Regra do Ouro ( The Rule of Gold ) e tecer alguns comentários sobre ela. A apresentação da regra começa assim (em tradução livre): "Dinheiro é uma construção do mundo civilizado. Moedas e metais

Diversão no RPG: algumas questões

Imagem
  Interessante a dupla acepção da palavra "diversão" do dicionário. E vai ser muito útil para a discussão que quero fomentar nessa postagem. Não é de hoje que esse termo tem sido objeto de discussão dentro do RPG (e da OSR em particular), normalmente com discussões acaloradas e desnecessários debates filosóficos sobre o que seria "se divertir". A própria discussão sobre o termo costuma causar estranheza naqueles que entram nesse debate pela primeira vez. Afinal, por que outro motivo eu reuniria um grupo de amigos e amigas em torno de uma mesa se eu não tivesse o objetivo de me divertir? E essa estranheza tem uma certa razão. Diversão no dicionário é "algo que serve para divertir". Mas isso não esclarece muita coisa, então vamos ao que é "divertimento". Divertimento é "aquilo que diverte; diversão, distração, entretenimento". Frente a essa ampla definição, e não vai nos interessar aprofundar muito mais. Chegamos a conclusão que: sim, o R

Oil Fantasy - Um estilo de jogo que todo rpgista deve conhecer

Imagem
Os 1000 episódios do podcast Café com Dungeon foram muito importantes para o amadurecimento do cenário OSR no Brasil. As reflexões sobre estilo de jogo que ali se desenvolveram na voz (principalmente, mas não só) de Rafael Balbi abriram minha cabeça para reflexões a respeito de agência do jogador, ilusionismo, rolagens, jogo focado em desafio e um longo etcétera de termos e conceitos que elevaram, pelo menos pra mim, a capacidade de compreender o que é esse hobby que tanto gostamos e como refletir melhor sobre eles e sobre o estilo de jogo que colocamos na mesa. Pois bem, esses mil episódios não foram em vão, e agora Balbi, João Burlamaqui e outros companheiros estão colocando isso no "papel" e trazendo uma reflexão inovadora sobre o estilo de jogar: o Manifesto Oil Fantasy . Recomendo a todo rpgista que acompanhe o manifesto (nesse momento ainda está inacabado) e reflita sobre cada uma das ideias ali contidas. Mesmo que você não adira a todas as propostas ali contidas, poss

Relato 01: Mata Fechada - Campanha de South Borg

Imagem
Um estranho urubu de South Borg - feito no Midjourney South Borg - Campanha Mata Fechada - Relato 01 Relato feito por Renan Cinco aventureiros, corajosos e destemidos, Exploravam uma masmorra, com medo e receio, Mas de repente, todos eles desfaleceram, E acordaram numa floresta, num lugar alheio. Árvores exuberantes, palmeiras altas, desconhecidas, Ao longe, montanhas e um oceano brilhante, Mas a fome os atormentava, precisavam de algo para comer, E avistaram sete pássaros, pretos e gigantes. Negros como a noite, com longos bicos de tucano, Com dentes como serras, eram um perigo constante, Mas os aventureiros eram astutos e ousados, E prepararam uma armadilha, que foi bem sucedida e triunfante. Um dos aventureiros se fingiu de morto, E dois pássaros pousaram sobre seu peito, Ele agarrou uma pata, e usou o pássaro como arma, E os demais aventureiros ajudaram a derrotar o resto. Mas uma fatalidade aconteceu durante a luta, Um dos aventureiros foi ferido mortalmente, O grupo se reduziu pa

South Borg - Campanha Aberta

Imagem
  SOUTH BORG Terra Maldita Iniciativa em conjunto com o Brainstorm cast Uma campanha aberta de horror estranho anticolonial - A Terra Maldita, ou South Borg, é uma realidade pesadelo formada pelos pecados e crimes de todos os colonizadores, escravagistas e impérios brutais do passado e do presente. É um continente de vingança e ódio, forjado pelo sangue e sofrimento daqueles que foram invadidos, saqueados e exterminados no passado. - Ninguém sabe a verdadeira origem deste lugar. O certo é que, no passado, a chegada de colonizadores, escravagistas e exploradores de todo o tipo trouxe muito sofrimento a este local.  - Os personagens dos jogadores vieram para South Borg por acidente, ou são os filhos daqueles que primeiro se perderam por aqui depois que a terra estava corrompida. Eles não necessariamente faziam parte daqueles que queriam explorar este continente, mas a natureza dessa terra não perdoa invasores.  - Suas vidas foram transformadas em um pesadelo quando chegaram aqui. Uma

O que é o blog Teratológica?

Este é um blog pessoal escrito por mim, Bernardo Lima, mestre e jogador de RPG a 30 anos, que atravessou quase todas as fases do RPG nacional com maior ou menor intensidade. Apaixonado pelo hobby, pretendo deixar aqui todo tipo de ideia que possa contribuir com o RPG em geral e com a velha escola (OSR) em particular. Aqueles que jogam comigo nas mesas abertas ou campanhas fechadas poderão encontrar aqui, de tempos em tempos, relatos e comentários sobre os jogos que jogamos. Aqui você encontrará com mais detalhes comentários sobre jogos como as antigas edições de Dungeons& Dragons, OSE (Old School Essentials), Lamentations of the Flame Princess, Mörk Borg (e o hack dele que estou fazendo: South Borg), Knave, Swords & Wizardry e um longo etc... Sejam bem vindos e me mandem perguntas sempre que quiserem. As responderei publicamente sempre que possível. Aqui também é a casa de South Borg , uma campanha aberta de horror anticolonial e um hack de Mörk Borg que venho jogando, testando