Postagens

Mostrando postagens de junho, 2023

Dungeons & Dragons: mais mercado, menos RPG

Imagem
Me surpreendi nos últimos dias ao esbarrar com a propaganda de um óleo de barbear com a imagem de um urso-coruja. Por "míseros" 21 dólares o produto promete dar um "level up" na sua barba e, ao entrar no site, encontraremos outros produtos igualmente curiosos, como o "Paladin's Mighty" e o "Berserkers Rage" (existiria algo menos "berserker" que passar óleo na barba?). A existência desses produtos apenas comprovam o quanto a estratégia da Wizards/Hasbro de transformar o D&D em um produto mais rentável, e maior que o RPG em si, está a pleno vapor. Em breve as vendas de livros e produtos diretamente relacionados ao jogo serão apenas uma pequena fração da rentabilidade que a marca D&D vai render para a empresa e, consequentemente, será tratada como menos importante.  Produzir um bom jogo de RPG é caro e pouco rentável, vale mais pra empresa investir nesses produtos relacionados que vão ser cada vez mais uma máquina de fazer dinh

Tabela de Clima (South Borg)

Imagem
O clima em South Borg é similar ao das florestas tropicais próximas ao equador (Floresta Amazônica). É quente, quase todos os dias chove ou garoa. As estações do ano são pouco definidas e não são levadas em consideração para efeito de jogo. Tabela de Clima (South Borg): Role 2d6 para ver como será o clima 2 Sol e calor excessivo (fadiga + 100% de chance de tempestade) 3 Sol e calor excessivo (fadiga + 50% de chance de chuva forte ao fim da tarde) 4 Tempestade vespertina (Início às 12h + 1d6; dura 1d8 horas) 5 Garoa ininterrupta o dia todo 6 Garoa ininterrupta o dia todo 7 Garoa intermitente 8 Sol com poucas nuvens o dia todo 9 Sol com poucas nuvens o dia todo 10 Sol e chuva forte a tarde (12h + 1d8) 11 Tempestade na madrugada (Início em 22h + 1d4 horas; dura 1d8 horas) 12 Tempestade persistente (Role 00 h + 1d12 para o horário do início da tempestade; role 12h+1d12 para o horário de término) - Chuvas Fortes duram 2d6+2 x 10 minutos Frio na madrugada: Existe 1 chance em 6 de que a madr

Knave 2: criação de personagens

Imagem
Acaba de ser publicado para os apoiadores do financiamento coletivo um “draft” de Knave 2, do Ben Milton. Este lançamento é um dos mais aguardados pela comunidade OSR e o autor é famoso pelo blog e página de Youtube Questing Beast , por ser um dos autores do Principia Apochrypha e do aclamado Maze Rats , além, obviamente, da primeira versão do Knave. Mas vamos ao que interessa: quero antecipar para vocês como funciona o sistema de criação de personagem pensado por Ben Milton em Knave 2 e, em uma próxima postagem, conversar com vocês sobre o que acharam das inovações e escolhas de game design. 1) Habilidades: Knave 2 usará o sistema clássico de atributos do D&D: Força, Destreza, Constituição, Inteligência, Sabedoria e Carisma. Mas a semelhança para por aí: os valores variam de 0 a 10 para cada um dos atributos. E não existem atributos negativos. O valor do atributo é o equivalente ao “bônus” do D&D. Ben Milton vai vincular cada um dos atributos a ideia de uma “classe