Dungeons & Dragons: mais mercado, menos RPG




Me surpreendi nos últimos dias ao esbarrar com a propaganda de um óleo de barbear com a imagem de um urso-coruja. Por "míseros" 21 dólares o produto promete dar um "level up" na sua barba e, ao entrar no site, encontraremos outros produtos igualmente curiosos, como o "Paladin's Mighty" e o "Berserkers Rage" (existiria algo menos "berserker" que passar óleo na barba?).

A existência desses produtos apenas comprovam o quanto a estratégia da Wizards/Hasbro de transformar o D&D em um produto mais rentável, e maior que o RPG em si, está a pleno vapor.



Em breve as vendas de livros e produtos diretamente relacionados ao jogo serão apenas uma pequena fração da rentabilidade que a marca D&D vai render para a empresa e, consequentemente, será tratada como menos importante. 

Produzir um bom jogo de RPG é caro e pouco rentável, vale mais pra empresa investir nesses produtos relacionados que vão ser cada vez mais uma máquina de fazer dinheiro.

Talvez esse fenômeno seja inevitável, e até tardio, uma vez que estamos falando de um RPG que virou um produto global, de propriedade de uma multinacional, em um capitalismo que já transformou quase tudo em mera mercadoria.

Resta a comunidade rpgista (e a OSR em particular) levantar a bandeira do RPG artesanal, do "faça você mesmo" e da preservação do nosso jogo acima do lucro.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

South Borg - Campanha Aberta

Financiamento Coletivo: Knave 2e decepciona apoiadores

XP como motor do jogo